domingo, setembro 23

É esta a Europa que querem?

Numa altura em que a Europa se fecha cada vez mais sobre si própria, sendo exemplo disso a entrada em vigor do "Acordo de Shengen" e as restrições colocadas à possibilidade de concessão do Direito de Asilo, e assiste e tolera o recrudescimento de práticas racistas e xenófobas, torna-se necessário informar e formar a população portuguesa, mostrando as virtudes da sociedade multicultural, permitindo promover o diálogo com o "outro", fumentando um melhor entendimento e respeito pela diferença.
Com esta brochura pretende-se, fundamentalmente, disponibilizar a base argumentativa mínima para desmontar os velhos "mitos" que nos são transmitidos. Para isso procedeu-se a um apanhado da principal argumentação racista, constituída por um conjunto de frases, muitas delas aparentemente inocentes, muitas delas que estão por detrás de muitas anedotas que se contam e ouvem contar, mas que têm um cariz racista ou xenófobo, e cuja frequência na sua utilização contribui para fomentar aqueles sentimentos. Depois procurou-se, de alguma forma contra-argumentar, avançando dados e argumentos que nem sempre são do conhecimento geral, ou cujo acesso não é fácil.
O modelo de exposição adoptado foi inspirado em duas obras: "Face au Racisme I - Las Moyens d’agir", de Pierre-André Taguieff (1991) que se debruça sobre a situação francesa e, principalmente, em "Argumentaire" de Marc LaFontaine (1995) que se debruça sobre a situação belga.

Sem comentários: