domingo, setembro 23

O que é o Terrorismo

Hoje em dia associa-se a palavra terrorismo aos povos dos países invadidos e em guerra. Mas são as administrações imperialistas que governam pelo terror, inspirando o medo na própria população (e justificando a guerra com a paz que não desejam. É a administração norte-americana e a NATO que atacam diariamente as populações, atacando o seu direito à sua autodeterminação. São as forças imperialistas que intimidam os povos, impondo o seu poderio económico e impedindo o seu desenvolvimento. São as constantes invasões aos países de potencial energético que impõem a vontade do imperialismo por meio da violência e do terror.
O suposto combate ao “terrorismo” é feito todos os dias através da constante violação dos direitos humanos e da opressão dos povos, que lutam pela paz e pela liberdade. Esta ofensiva imperialista é levada a cabo sob o lema da “democratização de regimes”. Acreditamos que o único caminho para alcançar uma efectiva democracia, terá de surgir pela livre vontade dos povos e a da sua luta diária e não pelas interferências e intervenções imperialistas, cujo o único objectivo é a exploração e domínio sobre os povos e recursos naturais.
As forças imperialistas argumentam com o combate ao terrorismo quando, de facto, pretendem travar os protestos sociais e a luta anti-imperialista, assegurando a total liberdade de movimentos do grande capital transnacional e manter os seus lucros astronómicos.
Na verdade, o capitalismo cria e produz terrorismo, de múltiplas formas. O esforço insolente de apresentar resistência como forma de violência, e luta como forma de terrorismo não é nova, mas os povos não se deixam enganar.
Agudizando-se as desigualdades e contradições, o imperialismo e os governos e organizações ao seu serviço, multiplicam os sinais de reforço de tendências securitárias e repressivas. A pretexto da pretensa luta contra o terrorismo avolumam-se os exemplos: o controlo e registo indiscriminado de chamadas telefónicas, a limitação (e mesmo abolição em certos casos) do direito de manifestação, a permissão de detenção e prisão arbitrárias, o controlo do correio electrónico, entre outros.

2 comentários:

Anónimo disse...

O terrorismo sã oas pessoas que o fazem, que agora tudo o que acontece é terrorismo. É preciso saber combater o terrorismo e não dar-lh ainda mais popularidade. Continua é com este bom trabalho maninho que escreves bem pa caralho...bjinhux

Anónimo disse...

O terrorismo é uma consequência de todo um contexto da sociedade em geral.Se estamos acostumados a desprezar os menos favorecidos, a esses costumes fúteis de não ajudar o próximo, não é de se admirar que estejamos habituados à violência e que pessoas cheguem aos extremos.
Devemos corrigir a sociedade.Corrigir o terrorismo seria uma consequência natural da consciência.
Parabéns pelo blog.